Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 3.0/5 (21 votos)



ONLINE
1


Estão abertas inscrições para os Campeonatos. Pedimos a confirmação dos interessados.



Total de visitas: 2088

Dia de Treino

Dia de Treino

DICAS DE SETUP

 

OBS: O intuito não é mostrar o setup pronto e sim, deixar dicas para o piloto fazer o seu. Normalmente o piloto se sente frustrado em não conseguir fazer tempos e correr com o carro na mão acompanhando todo pelotão, não é mesmo? Antes de qualquer setup, o primordial, é o piloto treinar e muito. Conhecer seu carro e o traçado da pista. Os carros do jogo já vem quase que ajustados de fábrica. São pequenos ajustes que você terá que fazer apenas para sua tocada. Então, dedique-se ao máximo nisso. É divertido. Aqui queremos que você consiga sempre um tempo melhor do que consegue atingir. Ou seja, passar um pouco de seu próprio limite. Boa leitura.

 
Primeira coisa a se fazer é o conhecimento da pista com o setup original do carro. Para isso, vá em editar configurações do carro, aperte o triangulo e confirme. Aperte o X para salvar e pronto. Bora pro reconhecimento.
Nesta parte o IRVE recomenda que você faça, no mínimo, 20 voltas seguidas (não esqueça de deixar o carro com o combustível no máximo - tanque cheio). As primeiras voltas, faça devagar e analise as curvas de alta, média e baixa. Veja setor por setor quantas delas são para a direita e para esquerda. As retas também, analise quantas retas longas e curtas existem em cada setor. Após isso, tente fazer o melhor tempo que conseguir dentro das 20 voltas sugeridas.

Lembrando todas as curvas requerem 100% de tangência (ache o traçado mais reto possível dentro da curva - deste a freada até a retomada).  

tangência

Curvas de alta e média, tente nunca desacelerar totalmente e se ser gradual na aceleração, para que a frente não escape pra fora da curva. Já em curvas fechadas, em L, tente entrar lento na curva, fazê-la em Neutro e sair forte, mas cuidado, a saída de curvas assim precisa estar na tangencia da curva para não rodar. 

Após estas dicas, veja como terminou seu tempo dentro destas 20 voltas com o setup original do carro. E aí? Saiu muito de frente? Traseira? Sem tração ao sair da curva?Para contornar um curva seu carro não conseguiu? Na reta está cortando ou faltando marcha? O carro freia desestabilizado ao entrar numa curva? Ou sai como um cavalo bravo dela? Pneus gastando demasiadamente?

Se não conseguiu responder as perguntas acima? Volte pra pistas e faça mais voltas. Para fazer um setup, você precisa saber como o carro está para sua tocada. O setup é muito pessoal e varia muito como você o conduz.

Bora lá! Vamos começar.

 - Como configurar seu carro

Você tem que ter consciência de que o setup é feito para a maior parte da pista e não 100% dela. Ou seja, vai ganhar tempos em algumas curvas e perder em outras. O que tem que ser avaliado é o máximo de tempo que pode ganhar. Vamos usar a pista Road America como referência pilotando um GT3. Depois é só aplicar o conceito em todas as outras pistas.

 

   - Analisando a pista (Road America) com carros GT3

pistaGT3

1ª Curva para direita - média alta - Camber Alto

2ª Curva para a direita - média - Camber médio

Reta longa - Asa muito baixa

3ª Curva  para esquerda - baixa - Camber Baixo

4ª Curva para esquerda - baixa - Camber Baixo

5ª Curva para direita - alta - Camber Alto

6ª Curva para a esquerda - baixa - Camber Baixo

7ª Curva para direita - media alta - Camber alto

8ª Curva para direita - alta - Camber alto

9ª Curva para direita - baixa - Camber baixo

10ª Curva para esquerda - media - Camber medio

11ª Curva para direita - baixa - Camber baixo

Reta longa - Asa muito baixa

 

Agora, o IRVE pede que você ande nesta pista e confirme as informações acima. E veja como seu carro se comportou. 

Bora começar o primeiro passo.

Percebemos que esta pista é de alta e requer muita velocidade no carro. Então, siga os passos abaixo.

Asa: Deixe  baixa, em zero, ou com um ponto só. Isso irá sacrificar o grip, mas não tem problema, pois iremos ajustará isso na suspensão fazendo um grip mecânico e aí, se virar na tocada. 

Radiador: Feche-o ao máximo. Comece em 10%. Esta pista tem duas longas retas e curvas de alta, o que ajuda a resfriar o motor. Fechando o radiador você obterá mais potência no motor.

Duto de Freio: Feche-o ao máximo. Comece em 10%. Mesmo caso do radiador, os discos serão refrigerados naturalmente. 

Marchas: Regule apenas para conseguir atingir a velocidade ideal na reta dos boxes. A velocidade ideal seria motor cheio até a primeira curva, sem pedir marcha e sem cortar. 

Após isso, coloque o carro na pista. Verifique a velocidade no final da reta, como estão as marchas. Mude para a telemetria do jogo e verifique o aquecimento dos discos de freio. Na terceira volta eles tem que estarem verdes e se manterem assim nas próximas voltas. Não poderão ficarem azulados (frios) ou avermelhados (quentes). Caso aconteça isso nos freios, altere o duto. Depois de umas 04 voltas, mude a câmera para o cockpit (dentro do carro) para ter acesso a temperatura da água e óleo. Caso esteja muito alta, abra um pouco o radiador, caso esteja muito baixa, pode fechar mais.

Vamos voltar para os boxes?

Refaça os ajustes que precisar conforme dito acima e se necessário, volte pra pista e veja se deu tudo certo. 

Vamos continuar.

Pneus: O ideal é a calibração dos pneus estarem todas bem próximas entre os quatros. Se seu carro estiver saindo de frente, baixe um pouquinho a pressão dos dianteiros. Por exemplo: 1.40bar, baixe para 1.38bar. Se a traseira estiver saindo, tente elevar um pouco o dianteiros, para 1.42bar. Não fuja muito do padrão. Não se preocupe se eles estão ficando vermelhos durante as voltas, pois isso iremos arrumar, ou melhorar na barra estabilizadora. NOTA: Pneus vermelhos ficam com menos grip, portanto, se isso acontecer, tente fazer a curva um pouco mais lentos até que o pneu volte na temperatura.

Freios: O equilíbrio entre frente e trás é uma questão de tocada. Se você está atacando e freando muito em cima da curva, aconselho deixá-los mais na dianteira. Mas se freia um pouco antes, deixe mais na traseira para o carro escorregar um pouco a parte de trás e apontar mais na curva.  

Barra Estabilizadora: Quanto menos pontos nas barras (macias), melhor entrada de curva, mais grip. Porém menor será seu desempenho no contorno da curva. Comece com valores macios e aos poucos, endureça a medida que necessário. Ache um equilíbrio para frente e traseira. Exemplo: O carro está entrando perfeitamente na curva, mas no meio dela está um pouco difícil de segurar a frente. Endureça a barra da frente. 

Camber: Camber alto, médio e baixo. Esse ajuste é feito onde o peso do carro está na curva, ou seja, sempre para o lado de fora, onde o peso se desloca. Exemplo: Curva de alta para direita o peso do carro vai para esquerda, portanto, considere camber alto nas rodas da esquerda. Sacou? Mas o que seria camber Alto, médio ou baixo. Simplificando, 1,0 à 2,0 baixo - 2,0 à 2,2 médio - 2,2 à 3,6 alto. 

Na Road America, percebemos que há muita curva para a direita de alta e muitas curvas para esquerda de baixa. Portanto, seguindo informações acima, ajuste seu camber para isso. Claro que terá uma curva de baixa para direita e outra de alta para esquerda. Nessas você sacrificará seu carro. Mas como dito anteriormente, setup se ganha em alguns lugares e se perde em outros. Neste caso, contamos o numero maior das curvas que poderemos ganhar tempo. 

 

Esta página encontra-se em MANUTENÇÃO. Logo mais, será disponibilizado o resto do artigo. Dependerá dos acessos desta página e comentários abaixo. 

 

 

Equipe IRVE©